23 de agosto de 2011

De onde vem o Cupcake?

Qual a origem do Cupcake?? Porque esse nome?? São perguntas que ouço constatemente!!
Então, resolvi contar um pouquinho da história desse Bolinho Encantador..
Esses bolinhos começaram a aparecer nos livros de culinária do Reino Unido, por volta de 1790, mas o termo Cupcake foi impresso pela primeira vez em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes and Sweetmeats,de Eliza Leslie.
Primeira aparição do Cupcake
Nessa data, o nome foi dado à receita ou porque todas as medidas vinham em xícaras (cups), em vez de serem pesadas, como costume na época ou até mesmo porque eram assadas nas xícaras. Quem diz isso é a enciclopédia Oxford of Food and Drink in America.
Antes disso, os bolinhos eram chamados de Fairy cakes (bolinho de fada), pois eram muito delicados, com massa de baunilha e cobertura de “Royal Icing” (fondant), perfeito para o chá britânico.
No século XIX eles foram para a América, onde se tornaram sensação. Muitos atribuem o sucesso à facilidade e rapidez em prepará-los. Vale lembrar que nessa época os fornos não eram bons como hoje e assar um bolo convencional demorava. Por isso os cupcakes eram tão convenientes.
E, claro, há também a corrente que defende o desenvolvimento dos cupcakes nos Estados Unidos. Lá eles teriam começado com o nome "Number Cakes", por causa da facilidade em lembrar as medidas de cada ingrediente para assá-los. Em geral: 1 xícara de manteiga, 1 de leite, 2 de açúcar, 3 de farinha, 4 ovos e uma colher de sopa de bicarbonato, e por ai vai. A fórmula ficou conhecida como o Bolo um-dois-três-quatro. Assavam rápido e uniformemente, não queimavam tão fácil como bolos enormes. Logo, os cupcakes vieram para facilitar a vida das donas de casa dos séculos XIX e XX.
Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop no mundo da culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e nos últimos anos os brasileiros por muitas razões. A possibilidade de combinar sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma pessoa, facilidade no transporte, versatilidade na embalagem e decoração e nas formas são seus principais adjetivos. Sem contar, obviamente, na relação lúdica que existe entre o homem e este pequeno bolo, pois remonta a um estado de alegria, diversão, infância.
Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos, casamentos. Tudo é motivo para oferecer um cupcake, pois agradam a adultos e crianças igualmente e é um verdadeiro deleite para quem os come.
Cupcakes


Ficou com vontade??? Faça já sua encomenda!!!

2 comentários:

  1. Lú, adoramos a idéia de falar sobre a origem dos caupcakes. Super interessante a matéria! Bem-vinda ao mundo blogueiro! ;)

    Besos desde Madrid,
    Michelle Vasconcelos y equipo Atelier Decor

    ResponderExcluir